Saúde I Alimentação

Conheça os pilares essenciais para uma alimentação mais saudável

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira uma alimentação saudável é aquela que possui variedade em cor e tipo de alimentos, que é harmônica em quantidade e qualidade e que contêm alimentos de todos os grupos alimentares contendo proteínas, carboidratos e fontes boas de gorduras.

Existe uma relação direta entre alimentação saudável, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças.

Porém sabe-se que hoje em dia fatores como hábitos alimentares, familiares e culturais, além da disponibilidade e do acesso aos alimentos afetam o consumo de um indivíduo.
Para ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável levando em considerações esses fatores, o Ministério da Saúde criou alguns mandamentos da alimentação saudável. São atitudes para tentar seguir no dia a dia:

1- Consuma diariamente frutas e vegetais pois são boas fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Os vegetais da Grano são produzidos com qualidade, garantindo ao consumidor o fornecimento desses nutrientes.

2- Para cada 2 colheres de arroz, consuma 1 colher de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas e carboidratos. Além disso são alimentos considerados de fácil acesso.

3- Evite gorduras e frituras. Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

4- Realize 3 refeições principais e 1 lanche intermediário por dia. Isso evita longos períodos em jejum. O melhor é comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades (aumentar a frequência e diminuir o volume) para manter a saciedade controlada ao longo do dia.

5- Consuma os alimentos com calma e não praticando outras atividades como assistir TV ou mexer no celular. Quando o indivíduo se alimenta com pressa, além de não saborear o alimento, é bem provável que ele não perceba a saciedade e por isso consome os alimentos de forma excessiva.

6- Evite doces e alimentos calóricos. É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias.

7- Coma de forma equilibrada e dê preferência pelas verduras, legumes, frutas e cereais. Não é preciso “cortar” nenhum tipo de alimento da dieta.

8- Tomar água todos os dias em quantidades adequadas para cada organismo. Para isso consulte um nutricionista para melhor te aconselhar de acordo com suas necessidades.

9- Reduza o consumo de sal no preparo dos alimentos pois seu excesso aumenta as chances de desenvolver hipertensão e outras doenças cardíacas.

Para colocar a alimentação saudável em prática, não tenha pressa, cada indivíduo tem seu tempo. Comece aos poucos, sem restrições e respeitando os desejos do organismo, e claro, procure a ajuda de um nutricionista para melhor te aconselhar!

Produtos

Espinafre Picado

Polenta Palito

Alho Inteiro

Milho

Cenoura Baby

Espinafre Folha

Batata Pré-Frita

Seleta Jardineira

Alho Picado

Mix Clássico

Receitas

Brócolis

Bolinho de brócolis

Couve-Flor

Coxinha de Couve-Flor

Mix Salada Russa

Omelete com legumes

Milho

Guacamole com milho

Couve-Flor

Torta de Couve-flor com frango e requeijão

Mandioca Pedaços

Bobó de Atum com Mandioca

Mix Clássico

Salada de Macarrão com Mix Clássico

Escarola

Esfiha de escarola com queijo

Escarola

Risoto de Escarola

Ervilha

Snack de ervilha com mel e mostarda

Outras Novidades

*Imagens meramente ilustrativas.