Saúde I Alimentação

Como aprender a comer com atenção plena (MINDFUL EATING).

O comer com atenção plena, ou mindful eating, pode ser definido como atenção sem julgamento ou crítica às sensações físicas e emocionais despertadas durante o ato de comer ou em contexto relacionado à comida. É uma experiência que engaja todas as partes do ser (o corpo, a mente e o coração) na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la em si.

Para comer com atenção plena é preciso estar atento ao sabor, textura e processo do comer. É preciso também controlar seus pensamentos para diferenciar o tipo de fome que pode ser física ou emocional.
Para comer com mais atenção é necessário dispor de mais tempo, entretanto, a cultura e a sociedade impõem um ritmo de alimentação muito acelerado, em que as distrações são muitas, o tempo para comer é cada vez mais curto, os horários das refeições não são respeitados e por este motivo se torna cada vez mais difícil colocar este exercício em prática.

Por isso listamos algumas dicas de como praticar o comer com atenção plena de forma simples para uma melhor relação com os alimentos:

1- Antes de sair comendo exageradamente por aí verifique se você realmente está com fome ou se está comendo por ansiedade, estresse ou tédio.
2- Coma devagar e tente mastigar bem a comida e sentir de fato os alimentos.
3- Sinta o aroma dos alimentos antes de comer. O cheiro das refeições desempenha um papel importante na satisfação e alegria que sentimos ao comer.
4- Envolva sua visão na comida e perceba quais sensações o alimento desperta em você
5- Evite comer assistindo TV, mexendo no celular ou qualquer outra atividade paralela. Coloque ao máximo sua mente focada no ato de se alimentar
6- Fazer algumas perguntas enquanto se come: “Qual a textura do alimento (suave, áspera, cremosa, fibrosa)?”; “A textura muda ao longo da mastigação?”; “Que sabor básico predomina (salgado, doce, azedo ou amargo)? Dessa forma você irá prestar ainda mais atenção no ato de comer.
7- Respirar profundamente pelo menos três vezes antes de começar a comer e agradecer pela comida que se tem à mesa.
8- Deve-se estar aberto e sem julgamento para perceber e sentir que os sinais do corpo não são sempre iguais (por exemplo, quando esta doente ou estressado), e em momentos como estes pode haver uma necessidade maior de se alimentar e deve-se n permitir sentir isso.

Comece a prática com alimentos que te despertem maior interesse e são mais agradáveis ao paladar ou com alimentos mais cheirosos, assim ficará mais fácil começar a colocar esta prática em dia. Além disso seja paciente consigo mesmo quando se perceber julgando a comida ou sua própria experiência alimentar.

Produtos

Mix Seleta de Legumes

Abóbora cubos

Anel de Cebola

Mix Tradicional

Mix da Fazenda

Vagem Picada

Milho

Aspargo

Mandioca Especial

Polenta Palito

Receitas

Espinafre Folha Espinafre Picado

Suco Detox com Espinafre

Escarola

Esfiha de escarola com queijo

Grão-de-Bico

Bruschetta comm Hommus

Grão-de-Bico

Hamburguer de Grão-de-Bico

Brócolis

Bruschetta com Pesto de Brócolis

Grão-de-Bico

Torta de Chocolate com Grão de Bico

Grão-de-Bico Couve-Flor

Assado de Grão de Bico com Couve-Flor

Grão-de-Bico

Nhoque de Grão-de-Bico com manteiga e sálvia.

Grão-de-Bico

Cookie de Grão-de-Bico

Couve-Flor

Bacalhau cremoso com couve-flor

Outras Novidades

*Imagens meramente ilustrativas.