Sustentabilidade

Compromisso econômico, responsabilidade social e ambiental

Transformamos resíduos em recursos, promovendo sustentabilidade e economia local.

Energia renovável, processos otimizados e inovação para um futuro mais sustentável.

Gestão responsável e tratamento eficiente para a preservação dos recursos hídricos.

Gestão de resíduos

Adotamos a política de 3R (redução, reutilização e reciclagem) dos materiais utilizados, além de gerenciar os resíduos, de modo que sejam destinados conforme necessidade para empresas parceiras que cumpram os requisitos legais.

Sustainability Stamp
Reduzir

É reduzir o consumo de insumos e materiais (papel toalha, folhas de papel, embalagens, copos plásticos) e adquirir produtos com maior resistência e durabilidade.

Sustainability Stamp
Reutilizar

Utilizar várias vezes o mesmo produto, por exemplo: utilizar folhas de papel em amos os lados, destinar para outros fins resíduos que podem ser reaproveitados (resíduos vegetais do processo).

Sustainability Stamp
Reciclar

Todos os resíduos que são passíveis de reciclagem são encaminhados para empresas as quais realizam esse processo, diminuindo a necessidade de obtenção matéria-prima.

A gestão de resíduos começa com a capacitação dos agricultores em relação a essa temática, trabalhando a conscientização desde o início da produção dos vegetais.

A orientação técnica aos fornecedores e produtores é reforçada pelas cláusulas contratuais reiterando a correta destinação de resíduos.

Os resíduos vegetais provenientes do processo produtivo, como folhas e talos de brócolis e couve-flor, são direcionados para produtores rurais nas áreas externas da planta industrial, onde são aproveitados como complemento à alimentação de animais de grande porte, como gado e suínos.

Isso não apenas reduz o desperdício, mas também contribui para a economia local.

Foram geradas 7.416,86 toneladas de resíduos em 2023, segregados em 9 tipos diferentes. Todos os resíduos que saem da empresa são pesados e as medições registradas em planilha de monitoramento e sistemas de reporte ao órgão ambiental fiscalizador.

Dos resíduos que são gerados, 99% são destinados para tecnologias de reciclagem, reuso e otimização. Apenas 0,97% dos resíduos gerados, foram

Além disso possuímos parceria com a EURECICLO, participando do programa de logística reversa dos materiais gerados no momento do consumo final, chegando a uma compensação de 33% em 2023. Reduzimos em 46,8% o uso de paletes de madeira novos na expedição aos clientes

Eficiência Energética

Eficiência energética Toda energia elétrica consumida pela Grano, é adquirida através do Mercado Livre de Energia, com garantia de procedência de fontes limpas.

Isso significa um consumo de 12.421.616,21 kWh ligado a energias renováveis. Ainda, em 2023, o Indicador Eficiência Energética foi de 264,06 kWh/ton.produção.

As recentes estruturas administrativas contam com uma arquitetura inteligente, as quais foram construídas com claraboia para o melhor aproveitamento da luz natural.

Além disso, 100% das lâmpadas incandescentes, fluorescentes e de descarga já foram substituídas por lâmpadas do tipo LED em 2021.

Mais de 50% das empilhadeiras utilizadas na unidade já são movidas a bateria de lítio, que não geram emissões nocivas ao ambiente.

O nosso processo produtivo possui vínculo com consumo de energia elétrica principalmente para o congelamento e resfriamento dos alimentos, uma característica particular do processo do setor.

A inovação dos processos em busca de aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo energético, é algo que implementamos desde seu nascimento.

O processo de geração de frio, para operação da indústria, utiliza amônia, que não produz gases de Efeito Estufa.

Água e Efluentes

ÁGUA: Toda a água consumida na planta industrial provém de dois poços artesianos instalados no mesmo local.

Após o consumo, todo o efluente é direcionado para a estação de tratamento de efluentes, onde é tratado e devolvido para a natureza, por meio de lançamento no corpo hídrico receptor.

Tanto a captação, quanto o lançamento, atendem aos critérios estabelecidos nas outorgas e licença de operação, referente à qualidade e quantidades estabelecidas.

Diariamente é realizado o controle da qualidade de água de consumo e são avaliados os padrões de lançamento dos efluentes, além das análises periódicas do corpo hídrico receptor.

Em relação à cadeia de valor, especialmente quando se tratando dos pequenos produtores, realizamos treinamentos e orientações a fornecedores e produtores, referente ao uso consciente da água.

Os objetivos e metas vinculados à água foram definidos a partir da avaliação dos riscos relacionados ao tema, levantamento de oportunidades de melhoria operacional e relação do tema com a temática do clima.

CONSUMO DE ÁGUA: No ano de 2023, foram consumidos na planta industrial 128.242,00 m³ de água, provenientes inteiramente da captação de poços artesianos (água subterrânea e doce).

A região não está enquadrada como área de estresse hídrico.

O indicador de intensidade de água obtido em 2023 foi de 2,73 m³/ton.

Realizamos a captação da água da chuva, sendo que essa água é direcionada para abastecer reservatórios usados para combater incêndios.

Além disso, captação da água da chuva e de purgas de equipamento de ar-condicionado, são utilizadas para limpeza de áreas externas

EFLUENTES: Em 2023 foram lançados 94.629,00 m³ de efluentes tratados em corpo hídrico receptor, caracterizado como água doce e não enquadrado em área de estresse hídrico.

Nenhum caso de inconformidade físico-química foi detectado no rio e nem nos efluentes.

Os padrões para lançamento dos efluentes são estabelecidos na licença de operação ambiental da empresa.

Os parâmetros monitorados para fins de atendimento legal e conforme orientado pelo órgão ambiental são: DBO, DQO, óleos e graxas minerais, óleos e graxas vegetais, fósforo, nitrogênio amoniacal, ferro, coliformes termotolerantes, sólidos suspensos, substâncias tensoativas reagentes ao azul de metileno, pH, temperatura e materiais flutuantes.

Para todos os parâmetros analisados, a eficiência de tratamento da ETE é maior que 90% quando comparado cargas de entrada e saída.

A parte sólida do lodo, rica em nutrientes e matéria orgânica, é transformada em fertilizante agrícola por meio de compostagem.

*Imagens meramente ilustrativas.